quinta-feira, 4 de junho de 2015

#106 - O Festim dos Corvos - George R.R. Martin

Sempre é difícil escrever resenhas de séries, ainda mais quando a série é "As Crônicas de Gelo e Fogo". Depois de ter resenhado os três primeiros livros, hoje estou aqui para contar um pouco sobre o quarto livro da série. Então vamos lá!!!






Spoiler dos livros anteriores


Este livro tem um diferencial dos outros da série, é introduzido dois novos "plots" que são os Greyjoy e os Martell. Depois da morte do Rei das Ilhas de Ferro, Balon Greyjoy, é convocada uma assembleia para decidir quem irá comandar as Ilhas de Ferro. Euron Greyjoy, Victorian Greyjoy e Asha Greyjoy disputam pela confiança do povo das Ilhas de Ferro.

As filhas de Oberyn Martell buscam vingança pelo pai morto pelo Montanha em julgamento por combate de Tyrion Lannister, mas o príncipe de Dorne (irmão de Oberyn) faz de tudo para impedir as sobrinhas de terem sua vingança contra os Lannister.

Neste livro não temos capítulos de Daenerys Targaryen, Tyrion Lannister, Jon Snow, Davos Seaworth, pois a história é contada simultaneamente com o quinto livro (A Dança dos Dragões) em que esses personagens estão presentes. Então, se esses são seus personagens preferidos, esse livro pode e vai ser um tanto massante e arrastado. (Eu mesmo demorei TRÊS MESES para ler).

Porto Real

Cersei Lannister, depois de ter perdido o filho e o pai em um mesmo livro (A Tormenta de Espadas), se encontra agora na posição de Rainha Mãe, já que seu filho (atual Rei) Tommen Baratheon é muito novo para exercer o cargo sozinho. Agora Margaery Tyrell está prometida a Tommen, mas não poderão se casar ainda por causa da idade do pequeno Rei. Cersei começa a planejar contra a ex-futura nora e vai até o septo de Porto Real pedir que se investigue uma possível traição aos deuses.


Brienne - A Cumpridora de Promessas conta agora com a ajuda de Podrick para encontrar as filhas de Catelyn Stark (morta no famoso Casamento Vermelho). Brienne vai enfrentar muitos obstáculos até chegar a uma das Stark, só que a Stark que Brienne encontra não é bem a que ela procura. Sem mais detalhes pra não haver spoiler! Na minha opinião os capítulos da Brienne foram um dos melhores neste livro, como fã só queria que D&D (produtores da série Game of Thrones) dessem mais ênfase a personagem.


Na Muralha

Jon Snow é o novo Lorde Comandante da Patrulha da Noite e manda Samwell Tarly ir até a Cidadela para ser feito Meistre e tomar o lugar do Meistre Aemon quando o velho morrer. A partir dai não vemos mais Jon nem os irmãos da Patrulha... mais da muralha no próximo livro. 


Arya Stark depois de tanto rodar por vários lugares, ter vários nomes e ser menino e menina várias vezes finalmente chega a algum lugar. Bravos! Em Bravos, Arya vai até A Casa do Preto e Branco, ela não sabe o que irá encontrar lá, só está indo mesmo porque Jaqen H'agar mandou. Arya irá conhecer o Deus de Muitas Faces, e terá que enfrentar alguns obstáculos (mais?) para se tornar alguém nessa série. Adoro ver (ler) essa evolução da Arya, na minha opinião, uma das melhores personagens da série.


Sansa Stark / Alayne Stone - Depois de ter perdido o pai, a mãe, e os irmãos, no último livro Sansa é obrigada a casar com Tyrion Lannister e comparecer ao casamento de Joffrey  com Margaery. Como Joffrey morre envenenado, e ela tem mais do que motivos para mata-lo, ela foge de Porto Real com Mindinho.

Em O Festim dos Corvos, Sansa da Casa Stark se passa por Alayne Stone, sobrinha bastarda de Mindinho. Agora ela está cuidando do pequeno Jon Arryn que perdeu sua mãe num trágico acidente, junto com Mindinho ela comanda O Vale.


Opinião:

Bem, este livro da série, até agora, foi o mais arrastado e mais pesado, creio que o fato de não ter os meus personagens preferidos ajudou para que eu chegasse a essa conclusão. Porém, a narrativa de George R.R. Martin não perdeu a sua magnificência, gostosa de ser lida a todo momento, poderia estar acontecendo qualquer coisa com qualquer um dos personagens que o livro não perde a graça.

Me apaixonei por essa série desde quando comecei a ler os primeiros capítulos de A Guerra dos Tronos e até hoje a série não caiu de qualidade. Aconselho a todos a conheceram a série de livros, a série de televisão (Game of Thrones), e mergulhar nesse mundo criado por Martin.

Eu não sou daqueles fãs que sabem absolutamente tudo sobre o passado, o presente e o futuro dos personagens, por isso, se tiver alguma informação errada (ás vezes a série de TV pode confundir porque está tomando caminhos diferentes) me avisem ou corrijam nos comentários. As Crônicas de Gelo e Fogo sempre é um desafio para resenhar haha! Não vejo a hora de estar lendo o quinto livro (A Dança dos Dragões) e resenhar para vocês.

Nota:



Então foi isso e até a próxima.

Jonathan Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário