quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Falta de tempo? Preguiça? Perdi o gosto da leitura? Será?

Olá amigos, blogueiros e leitores, como vão? Eu sei que vocês devem estar se perguntando, será que desistiram do Momento Literário? Um pouco mais de um mês que não publicamos nada, o que aconteceu? Cadê aquele blog que colocava um nova postagem a cada semana? Estamos jogados nessa imensidão chamada universo literário, somos só mais um, porém, alguém deve sentir falta das nossas resenhas, tags e outras coisas que costumávamos fazer por aqui.

Primeiramente, queria começar essa publicação pedindo sinceras desculpas a todos os nossos leitores pela falta de compromisso - espero que aceitem - prometo que não irá acontecer novamente. Também quero me retratar com alguns autores parceiros, em especial a "FML PEPPER", que estou desde o começo do ano para resenhar o último livro da trilogia "Não Pare!" Estou quase acabando de ler "Não Fuja!"  e  a resenha irá sair!!! 

Nesta publicação iremos tratar de alguns motivos que levam as pessoas pararem de ler, eu não sei se você já passou por um momento da sua vida de leitor que não consegue ler sequer um único livro, pois bem, não passe por isso, é péssimo! O que leva um leitor para de ler? Vamos a lista de problemas!



1 - FALTA DE TEMPO

Creio que este é o inferno de todo o leitor, principalmente os que tem a rotina super hiper mega ocupada. Ter que conciliar entre escola, cursos, trabalho, casa, família, outros hobbies, é muito difícil, o desejo de todo leitor é conseguir fazer tudo isso, ter tempo para ler seus livros e ainda sobrar tempo pra vadiar (por falta de outra expressão).

Uma estratégia que eu utilizo bastante é ler no ônibus, metrô, trem, em filas, porém, nem sempre consigo ler nesses lugares, muita das vezes por causa do barulho insuportável e/ou a falta de conforto. Coloco meus fones de ouvido no último volume e começo a ler, essa é um bom jeito de driblar o barulho. Já a falta de conforto, procuro sentar nos primeiros bancos dos ônibus, onde não balança tanto (só quem mora na baixada fluminense do Rio de Janeiro sabe do que eu estou falando).

Ler antes de dormir também é de ótima ajuda. "Ah Jonathan, mas eu tenho que acordar muito cedo". Pra quem praticamente madruga é uma missão realmente impossível, mas tente ler pelo menos um capítulo, já vai te adiantar e muito.



2 - PREGUIÇA

Preguiça de ler, de escrever, de viver. Quem nunca passou por essa fase? A famosa ressaca literária. Você não consegue ler um capítulo do livro, acaba forçando a leitura e no final acaba abandonando o livro. O pior é quando todo o livro que você pega pra ler, você acha a mesma coisa, que o livro é ruim, mas não, é você que não está com vontade de ler.

Meu conselho pra este problema é ler livros que você ama. Aquele primeiro livro que você leu, aquele que te fez se apaixonar pela leitura, pelo autor, pela história. Um livro que você sabe que você não irá abandonar. Quando mais livros você reler, mais a vontade de ler novas histórias irá aumentar e você não caíra na ressaca literária. ENTÃO, RELEIA SEUS LIVROS PREFERIDOS!!!

Aquela famosa procrastinação: "ah, depois eu leio esse capítulo". Você começa a ler um livro, não fica preso com a história, mas continua lendo, e fica enrolando pra acabar de ler porque a história simplesmente não te interessa. O pior é que quando você está nesta situação, você não consegue ler o livro que está lendo e não consegue começar uma nova história, por isso acaba ficando semanas, ás vezes meses preso no mesmo livro.

Quando o livro que você estiver lendo não te interessar, pare de ler e comece uma nova história, mais interessante. Se você tiver algum problema com abandonar livros, acabe de ler o mais rápido possível, mesmo se a leitura estiver maçante e cansativa. O nosso tempo é muito pouco pra perde-lo com história entediantes. 



3 - OUTROS HOBBIES

Não estamos fazendo merchan.


Geralmente, as pessoas que gostam de ler, curtem fazer outras coisas que tomam bastante tempo, como assistir um filme atrás do outro, fazer maratonas de séries, não importa quais são seus hobbies preferidos, mas sempre um irá tomar muito o tempo do outro, falo isso por experiência própria.

O melhor a se fazer é saber administrar o seu tempo, você pode fazer todos os seus hobbies, desde que você separe um tempo determinado pra fazer. Faça um lista de tudo o que você fará no dia, nesta lista, separe pelo menos trinta minutos para leitura, sei que é pouco tempo para alguns, mas já irá evitar de que você pare de ler.



Então é isso aí pessoal, não deixe suas leituras para trás, leia, leia e leia. Boas leituras!!! 

Jonathan Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário