sexta-feira, 2 de maio de 2014

#93 | Cidade de Vidro - Cassandra Clare

Olá meus queridos blogueiros e leitores, como estão?
Hoje eu vim mostrar para vocês um pouco sobre o que eu achei de Cidade de Vidro, da Cassandra Clare, a autora que ficou conhecida pela sua série de grande sucesso, Instrumentos Mortais.


Sinopse:


Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.







Resenha:


Antes de tudo eu já vou falando que com toda certeza está resenha terá spoilers dos livros anteriores da saga, Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas. Estão avisados!

Recapitulando o que vimos nos livros anteriores: Clary, descobre ser uma Caçadora de Sombras; a mãe de Clary está em coma; Simon é um vampiro que não tem medo do sol; Jace é filho do grande vilão Valentim; Clary e Jace são irmãos.

É finalmente no terceiro volume da série que conhecemos a famosa Cidade de Vidro, localizada em Idris que é um lugar que não pode ser encontrado no mapa mundano mas fica entre  Alemanha e França, como disse Jace nos livros antecessores.

Como de costume, esse livro começa uma semana após Cidade das Cinzas. Clary acaba de descobrir que há um feiticeiro que pode ajudar a sua mãe que ainda está correndo grande perigo, então com a ajuda do seu amigo Magnus, ela e o Jace irão para a Cidade de Vidro, local principal dos Caçadores de Sombras. O Magnus está fazendo um portal para eles chegarem até a cidade, sem passar pelos protetores. Porque é proibida a entrada de pessoas lá, e o único jeito de entrar nesta cidade é quebrando regras.

Com Valentim mais forte que nunca, a Clave decide ir até essa cidade para resolverem o que irão fazer com esse vilão tão perverso, antes que o plano de conseguir dominar o mundo dê certo. E agora a desconfiança está rondando por toda cidade fazendo acreditarem que há comparsas de Valentim lá.

Clary está a cada dia mais diferente, mais forte... Mais real! Pode se dizer que ela e o Jace descobrem verdadeiramente quem são neste volume da série, e parece que a cada vez que eles se conhecem mais um se distancia do outro. Valentim se supera, conta a todos tudo o que pretende fazer e ainda dá um jeito de todos os seus demônios entrarem na Cidade de Vidro, dando início a guerra.

Neste livro entram vários novos personagens, mas há dois que aparecem muito mais e até "ajudam" a decidir o rumo de Jace e Clary. A Aline e seu belo primo Sebastian. Ambos são muito bonitos e chamam a atenção de todos. Não quero me centrar muito nesses personagens, caso fiquem curiosos é só lerem o livro ou procurar mais sobre eles na internet, mas posso dizer que eles foram muito bem criados, e com certeza encantarão os leitores de diversas maneiras!

Diferente do que eu acreditava, o Simon nem é tão abordado neste volume. Depois que ele também consegue ir para a Cidade de Vidro acontece um incidente com ele, porque a Clave acha que ele está aliado a Valentim, então ele fica muito excluído na história deixando várias questões sobre ele em aberto.

Já devem ter notado que a história deste livro não se passa mais em Nova Iorque, e sim na Cidade de Vidro, o que é particularmente muito bom assim podemos conhecer novos lugares referentes a esse mundo que a Cassandra adora criar histórias. E comparado com Nova Iorque, a Cidade de Vidro é muito mais bem elaborada, e aos poucos se torna cada vez mais interessante.

Quanto aos personagens, eles não evoluem tanto mas acho que já consegui me acostumar com as características de cada um. A Clary, ficou mais madura e normal. Esqueceu todo esse lance de ter um relacionamento e apenas se preocupou com sua mãe, mostrando - finalmente - que se importa com ela. Os outros personagens não tiveram grandes evoluções, e isso me fez acreditar que será mais bem trabalhado nos próximos volumes da saga.

Para ser sincero, gostei tanto deste livro que achei que ele poderia ter sido muito maior. Sério, acho que a Cassandra só deixou essas brechas no livro só para escrever outros volumes para saga que está fazendo muito sucesso. Já estou louco para continuar a a ler essa saga que a cada livro está me surpreendendo! A única coisa que não me fez dar uma nota maior é que mais ou menos na metade do livro a historia ficou muito arrastada me fazendo querer desistir do livro, mas essa parte é rápida, logo voltamos para a ação de verdade, por tanto recomendo a leitura.

A edição do livro está como a dos outros volumes, muito boa. Dessa a vez a edição foi merecida para um livro da mesma qualidade. O livro tem orelhas; a capa é linda e tem efeitos holográficos; as páginas são amareladas e de boa qualidade; tem espaçamento duplo...  Edição boa, livro bom! Parabéns Cassandra Clare e Galera Record!

Nota:
                                 


Bom, espero que tenham gostado da resenha. Se já leram o livro me digam o que acharam, comentem se vão ler... enfim, fiquem livres para comentar o que quiser.

Att,
Lazaro.

12 comentários:

  1. Oi Lazaro,

    Desculpe, eu não li sua resenha porque quero ler a série de livros e não quero ter nenhuma outra opinião em mente, entende?
    Mas olha, li apenas alguns trechos do primeiro livro da autora e gostei. Acredito que casa de vidro siga a mesma linha.

    Beijos,
    Storytime, storyteller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!
      Se você se interessou por cidade dos ossos, com certeza vai amar cidade de vidro. ;)

      Excluir
  2. Olá!

    Eu adoro o universo criado por Cassandra e seus personagens. Amei finalmente conhecer Idris e Sebastian é mesmo uma grande surpresa. Eu me diverti muito com esse livro e adorei a evolução da trama. Já estou curiosa para os demais. Gostei da resenha.

    Abraço

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Se eu tiver essa impressão que você teve, que a autora só deixou brechas no livro para poder escrever mais volumes para a saga, vou ficar realmente irritada... hehe... isso me tira do sério. Que bom que a parte arrastada não durou muito, e que a autora continua te surpreendendo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oieee, para mim este é o livro que tem a capa mais bonita de todos os 5. Desta série eu li apenas Cidade dos Ossos e amei, adorei o livro do começo ao fim, estou esperando o lançamento do sexto livro para que eu possa ler o primeiro novamente e começar a ler um atrás do outro haha, Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ainda não comecei essa série, apesar de ter o primeiro exemplar por aqui.
    Cassandra Clare escreve séries imensas, ainda não sei quando vou começar a ler e adquirir todos os volumes.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lazaro!
    Ah, EU AMO ESSA SÉRIE! hahaha
    Já li todos até agora e meu preferido EVER é Cidade de Vidro. Inicialmente, TMI seria uma trilogia. Porém a Cassandra viu que estava fazendo sucesso e resolveu adicionar mais 3 livros aí, o que eu achei que não foi uma boa decisão. Em Cidade de Vidro, tudo se encaixa, ficam algumas pontas soltas, mas é pouca coisa que poderia ser resolvido se ela quisesse. Cidade dos Anjos Caídos e das Almas Perdidas deixam a desejar, principalmente CoFA, porque é muito parado.
    Enfim, odeio o Sebastian e odeio o Simon (não me julgue haha), calma que o Simon vai aparecer bem mais no próximo livro (isso não é spoiler.)
    Enfim, é isso, me empolgo falando de TMI hehe

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lazaro,

    Não li sua resenha, o motivo pretendo ler essa serie em breve, sendo assim volto pra ler sua resenha depois ok?
    Eu já li a outra serie da autora e me tornei fã, acredito que essa será outra favorita também.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  8. Oi Lazaro, tudo bem?
    Que pena que teve uma parte lenta no livro, mas se depois a leitura compensou, é o que importa. Mas confesso que prefiro a trilogia do Príncipe mecânico depois de várias indicações que já tive e as resenhas da Fran, que me convenceram. Tomara que você goste do próximo volume.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Lázaro ;)
    Menino ainda não conheço a escrita da aurora mas leio muito sobe seus livros e como a tua resenha todas positivas
    Esta na hora de começar a acompanhar a leitura. Tua resenha despertou isso. Espero ficar facinada com a leitura. Beliscões

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem ?
    Já vou confessar que não li toda a resenha esse é o terceiro livro da série se não me engano e eu pretendo ler a série, por isso não quero criar expectativas.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OI Querido! Eu não li muito a resenha, li bem superficial e parei. Ainda não li nenhum livro da série.
    Achei ate legal, que você esteja lendo essa série, porque minha amiga do trabalho AMA A AUTORA e está tentando me convencer de ler essa serie e as peças infernais. Confesso, que de tanto ela falar comecei a achar interessante.
    Sempre achei que poderia ser uma serie muito enrolada e tals por isso nunca tive muita vontade de ler.
    Mas com certeza vou dar uma chance e depois venho dizer o que achei. :)

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir