domingo, 27 de abril de 2014

#91 | Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

Olá meus queridos leitores e blogueiros, como estão?

Bom, depois de tanto tempo eu vim falar para vocês um pouquinho do que eu achei do segundo livro da série Instrumentos Mortais, escrito pela autora de sucesso, Cassandra Clare.


Sinopse:


Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai?




Resenha:

AVISO! Se você não leu Cidade dos Ossos fique certo que está resenha terá spoilers do primeiro livro.

Então, essa é a minha segunda leitura desse livro e posso afirmar com toda certeza que valeu muito a releitura. A primeira vez que li a trilogia ( sim, era uma trilogia) esse foi o livro que eu menos gostei, mas hoje pude perceber que estava errado achando que Cidade dos Ossos é melhor que Cidade das cinzas, porque não é.

No final do primeiro volume descobrimos várias coisas importantes que valeram pelo livro todinho, e uma dessas coisas é que Clary e Jace supostamente são irmãos, e outra coisa, é que a mãe de Clary ainda está desacordada. Valentim quer mais do que nunca dominar o mundo, e Jace e Clary não podem mais namorar.

Neste segundo volume é a vez do Simon tentar conquistar a Clary, já que o Jace é irmão dela. Coisas acontecem e, eis que o Simon tem sucesso no que mais deseja. Após um beijo que ele dá em Clary, ela fica super sentimental sem saber o que fazer; Clary pensa tanto em Simon quanto no Jace, que mesmo sendo seu irmão ainda tem uma forte paixão por ele, só que é claro que ela não pode falar isso para as pessoas. Clary a partir de então, decide não se focar só em um relacionamento e começa a pensar em inúmeras coisas, como: descobrir uma maneira de ajudar sua mãe que ainda está correndo um grande perigo.

Uma coisa nova e agradável, é que este volume não totalmente dedicado a Clary, dessa vez conhecemos um pouco mais sobre o Jace e podemos perceber que ele é mais que um rostinho bonito. E em que o livro mais centra entre os dois, a Clary ou o Jace? Digamos que 40% é do Jace e o resto da Clary. Porque é neste volume que o Jace fica mais emocional e mais importante na história, porque o ele pode escolher ir para um dos dois lados da história: pode escolher ajudar seus amigos ( que com o tempo viraram sua família) a combater seu pai ou escolher ficar com seu pai e ajudá-lo a dominar o mundo.

O mais irritante neste caso do Jace, é que dá vontade de se juntar a Valentim ( seu pai) a dominar o mundo, porque as pessoas que dizem ser seus amigos logo de cara desconfiaram dele, achando que ele ficaria do lado do pai sem pensar em mais nada. O que faz ele ficar ainda mais confuso com tudo que está acontecendo, porque ele sabe que nem nos "amigos" pode-se confiar.

O mais incrível durante a leitura deste livro, é que eu percebi que o Jace deixou de ser aquele tipo de cara idiota e ficcional, e se tornou um cara mais real, fazendo eu começar a gostar um pouco mais dele. Os outros personagens também ganham mais espaço neste volume, já que a Cassandra optou por diminuir aqueles romances ridículos que tiveram no primeiro volume. Ainda não consigo gostar da Clary, mas... Fazer o que, né? O Simon ficou mais liberal neste volume, e também mais importante, fazendo eu pensar que a Cassandra irá explorar mais ele no terceiro volume. Assim espero!  É como eu disse na primeira resenha, a Cassandra tem que tirar todo aquele romance meloso para o livro diminuir e ficar melhor.

Uma coisa que eu não gostei no livro, possa ser até que esteja enganado, mas tem umas coisas que me lembraram muito criações do mundo do famoso bruxinho da J. K. Rowlling. Até confesso que eu nem tinha reparado nisso, quem comentou comigo foi uma amiga minha e quando ela disse logo fiz a comparação e percebi que ela estava correta. Um dos exemplos que ela - minha amiga - deu foi: o Cálice Maldito lembrou o Cálice de Fogo, mas tem outros exemplos também, mas um já basta.


Quanto a escrita da Cassandra Clare, posso dizer que estou me acostumando. Não é a pior escritora do mundo, mas também está longe de ser a melhor! Estou sentindo que ela vai melhorando com o tempo, e isso está me fazendo ficar com enormes expectativas para os próximos volumes da série, já que ela decidiu que não será uma trilogia, e agora os Instrumentos Mortais terão 6 livros.

Quanto a edição dos livros não tenho muito a reclamar só não gostei que algumas páginas do meu livro não estavam com o mesmo espaçamento que o comum - o que é um erro da editora -, e que as letras estavam mais finas que no primeiro livro, fora isso não tenho do que reclamar. A capa tem brilhos; a folha é amarelada; têm espaçamento duplo, enfim, está uma edição bem legal. Dessa vez dou parabéns tanto para a Galera Record, quanto para a Cassandra Clare que me surpreendeu bastante neste volume.

Nota:
                                       


Bom, espero que tenham gostado da resenha. Se já leram o livro e quiser discutir sobre ele é só escrever aqui não comentários, se não leu e quer comentar também fique vontade!

Att,

Lazaro.

22 comentários:

  1. Olá Jonathan.
    Gostei muito da resenha, ainda não conhecia o livro, agora que li seu post, ficou meio desinteressado em lê-lo kkkkk
    Gostei muito do seu blog e já estou seguindo :))
    #Retribui ? Obrigado :)
    Luucas Santana - A Series of Geek
    http://conflitodegaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas.
      Obrigado pelos elogios. Vou seguir sim o seu blog.

      ;)

      Excluir
  2. Puxa, Lazaro, comprei todos os livros da Cassandra confiando em ótimas recomendações... aí leio que você não acha a escrita dela grande coisa... Pretendo ler todos os livros já publicados dela antes da Bienal, mas dei uma desanimada agora, mesmo que você tenha sentido que a escrita melhorou de um livro para o outro. Espero gostar mais que você, porque não posso empacar na leitura desses livros não! rs...

    Que coisa esquisita essa do espaçamento diferente em algumas páginas... se os meus livros não estivessem tão inacessíveis na estante eu pegava pra dar uma olhada... rs...

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      Realmente, não foi una das melhores leituras que fiz mas se você olhar por um certo ponto de vista é uma leitura boa, sem muitos detalhes... Espero que goste dos livros, estou percebendo a cada leitura que faço que a Cassadra está cada vez mais aperfeiçoando seu don! ;)

      Excluir
  3. Oiee, eu adoro os livros da cassandra clare, tenho toda a série dos Instrumentos Mortais e toda a série do Príncipe Mecânico, além das capas serem lindas e possuírem aquele efeito holográfico eu também amo a escrita e toda a história que a autora cria, ela com certeza é uma das minhas autoras preferidas, ainda não li este livro, sendo que consegui ler apenas o primeiro até hoje, um amigo me disse que o primeiro é o mais ruim e eu amei o primeiro, imagina os outros kkk. Como você disse que Cidade das Cinzas é melhor que Cidade dos Ossos preciso ler urgentemente <3 haha, Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, se você gostou do primeiro com certeza vai amar os próximos! ;)

      Excluir
  4. Hey, Lazaro. Gostei da resenha. Ainda não li os livros dos Instrumentos Mortais, mas já me recomendaram ele e eu estou pensando seriamente em lê-los. Não tenho muito o que falar sobre a autora, porque não li livro algum dela, e sobre a história, - já vi tantos e tantos spoilers, que fica uma bagunça na minha mente - mas acredito que a história é boa, ou não teria tanto sucesso assim. Então espero poder lê-los em breve. Parabéns pela resenha! Espero a dos próximos livros da série.

    Beijooas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou da resenha! Espero que goste dos livros. Depois escreva as resenhas para eu saber o que achou! ;)

      Excluir
  5. Ai, acredita que ainda não li Cidade das Cinzas? Por esse motivo não li a resenha detalhadamente, mas pelo que li você não gostou tanto né? Isso me desanimou um pouquinho porque eu AMEI Cidade dos Ossos. Quero terminar de ler a série esse ano! Será que consigo? Fiquei bem chateada por ter muitas coisas parecidas com HP... nada vai substituir esses livros e acho super rídiculo as pessoas quererm copiá-lo, mas enfim...
    Beijoo
    Becca
    www.maispradizer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebecca!
      Se você gostou de Cidade dos ossos com certeza vai amar este livro! Quanto essas partes parecidas com as de HP você se acostuma. ;)

      Excluir
  6. Oláaaa
    Olha, eu não li ainda Cidade dos Ossos, está na linha listinha, então não vou conseguir ler essa resenha.
    Obrigadinha por avisar!

    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani!
      Não foi nada avisar. Espero que goste dos livros tanto quanto eu! ;)

      Excluir
  7. Amo muito essa série e aposto que Cidade de Vidro vai te conquistar mais!
    Parabéns pela resenha :D

    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Sinto que Cidade de vidro vai me surpreender muito mais! ;)

      Excluir
  8. Pois é, eu não li Cidade das Ossos ainda, apesar de ter a série completa.
    Essa é uma série onde as opiniões são bem diferentes, existem os que amam e também os que odeiam, os que dão tudo e os que não dão nada por ela.
    Acho que só eu lendo mesmo, pra finalmente poder ter minha opinião sobre ela e a escrita da autora.

    Beijos.
    Leituras da

    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!
      O único concelho que posso lhe dar é... LEIA!!! Depois que ler os livros escreva resenha para eu ver o que você achou! ;)

      Excluir
  9. Oie ;)
    Ainda não li nenhum dos livro, só por isso lhe dou os parabéns por ter lido duas vezes, as vezes faço isso quando gosto do livro, e que legal que a sua visão foi modificada na releitura, o que acontecerá se ler uma terceira vez? rs espero vim ler e gostar tanto quanto você.
    Beliscões

    ResponderExcluir
  10. Oi Lazaro, tudo bem?
    Eu já li várias resenhas dessa série, o engraçado, é que eu sempre tive a impressão, que a trilogia príncipe mecânico, é muito melhor. E agora, com sua resenha, essa impressão só aumentou. Então, acho que vou ler primeiro Príncipe Mecânico.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá como vai ?
    Eu tenho muito interesse na série, porém preguiça. Cada vez mais a Cassandra lança mais livros sobre esse mundo e isso me desanima um pouco. Ainda não li Cidade dos Ossos, mas espero poder fazer isso este ano.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Lazaro, espero que compreenda. Não tive a oportunidade ler A Cidade dos Ossos, então acabei não lendo profundamente sua resenha, para não pegar possíveis spoilers, ok?

    ResponderExcluir
  13. Oi Lazaro!
    Achei legal vc fazer uma releitura da série e rever alguns pontos.Eu diferente de vc gosto muito da série toda, Acho os livros da Cassandra sem igual! Espero que leia a série toda e mude de opinião.
    Eu sempre gostei do Jace, meu problema é com o Simon e confesso que só fiz as pazes com ele no livro cinco! hahaha
    Demorou, mas me ganhou!
    Boa resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Sou APAIXONADA por essa série! <3
    Ate agora amei tudo que a Cassandra escreveu, e a minha série favorita dela é THE INFERNAL DEVICES <3
    Adorei Cidade das Cinzas, foi um livro muito triste, mas lindo.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir