sábado, 26 de abril de 2014

[Crítica] The Vow - Salem (Pilot) Season 01 Episode 01


Hello, people! Decidi estrear uma nova coluna, a minha segunda paixão são as séries, como no último domingo, 20, estreou uma nova série chamada Salem, eu decidi assistir. E já que eu faço resenhas de livros, eu decidi fazer críticas de séries e provavelmente mais para a frente, filmes. Então, essa é uma das novidades do ano de 2014 aqui no Momento Literário. Sei que o formato da resenha e da crítica são diferentes, eu não estou acostumado, mas farei o meu melhor... Vamos lá!!!


Poster perfeito!



Sinopse: 

Salem se passa em Massachusetts no século XVII e acompanha a história de Mary Shibley, uma bela jovem casada com um rico membro do conselho da cidade, e que deixou uma antiga paixão para trás quando John Alden partiu para a guerra. John retorna agora, sete anos depois, para Salem, e encontra uma cidade mergulhada em uma louca caça as bruxas, com mulheres queimadas e enforcadas ao primeiro sinal de possessão demoníaca.


Gêneros: Ação | Drama | Horror/Supernatural | Romance
Status: Nova Série
Televisão: WGN america ( EUA)
Tempo de Episódio: 60 Minutos
Premiere: 25 de março de 2014
Episódios: 13


Crítica:

Issac Walton dando beijinho na bíblia pro pecado passar longe.


A história iniciasse em 21 de setembro de 1685, com a cena do personagem Isaac Walton (Iddo Goldberg), sendo chicoteado e humilhado em frente à população de Salem, por cometer o pecado da masturbação. Revendo o episódio para fazer a crítica, percebo que a opressão da igreja nesta época era tão grande, que as pessoas eram torturadas em praça pública por cometer “pecados”. 

Salem, todos os domingos, mas como não falamos inglês, só terça.


John Alden (Shane West) vai para a guerra, deixando seu amor proibido, Mary (Janet Montgomery), grávida e sozinha. Mary não pode ter este bebê, então ela e sua amiga bruxa, Tituba (Ashley Madekwe), fazem uma espécie de ritual de magia negra para tirar esta criança, ou melhor, entrega-la a floresta. Se George Sibley, o líder religioso, descobrisse está criança mandaria Mary para ser torturada e John seria morto na guerra a mando de George. 

A famosa Salem. E a praça da berlinda.


Passam-se sete anos, John Alden volta da guerra, Salem está com um novo líder religioso, Cotton Mather (Seth Gabel), enquanto isso George Sibley casou-se com a jovem Mary que agora é uma Sibley. Mary, agora uma poderosa e rica bruxa, está deixando George doente e impossibilitado para fazer paga-lo por tudo que fez, torturando e executando pessoas inocentes. Salem não mudou nada, sete anos depois, mesmo com outro líder religioso, contínua a mesma cidade que não aceita nenhum tipo de pecado. 

Acho que já deu pra entender que é Sete Anos Depois.


Enquanto isso, o novo líder religioso, tenta ajudar Mercy Lewis (Elise Eberle), possuída e assombrada pela bruxa que habita em Salem. O foco deste episódio é apresentar os personagens, a história, e a caça desta bruxa que assombra a personagem Mercy. Também nos mostrar um pouco do que era aquela época quanto à religião, as pessoas não podiam fazer nada de errado que iam para a berlinda. Confesso que isso me assusta um pouco! 

Please, stop it.

Moça, uns cremes anti-rugas fazer bem!


A melhor interpretação foi a de Elise Eberle, fazendo a filha do reverendo Lewis, possuída e assustada pela bruxa. Alias, todos os personagens foram muito bem interpretados, ótimos atores, que souberam entrar no enredo da história. Os atores não atuaram, viveram, não posso falar que todos foram assim, mas a maioria fez um ótimo trabalho. Creio que não só eu, mas quase todos que assistiram, acharam que a atuação de Ashley Madekwe como Tituba foi fraca. Como uma das bruxas, poderia ser melhor. 

Ahhhhh, tem uma barata na minha cama, moço!!!


O primeiro episódio foi muito bem usado para apresentar para o público a história, os personagens, com suspense mediano, deixando vários pontos e dúvidas para serem explorados e respondidos. A temporada terá possíveis 13 episódios, e pela “promo” que passa no final deste, a série promete. Não quero me animar muito, pois como a maioria das pessoas só está vendo está série por causa da última temporada de American Horror Story, a série pode facilmente ser cancelada. Creio que isto será difícil, pois os telespectadores estão gostando da série, mas ainda temos 12 episódios pela frente, e a série pode cair de produção. 

Vai totó, ache a bruxa má.

1... 2... 3... estátua.


Cenas muito bem pensadas, bem dirigidas e filmadas. Algumas cenas são muito assustadoras, outras não são para crianças (mais quentes). Uma mistura de terror, suspense, romance, bruxaria, religiosidade e sexo. Explicando a imagem acima e abaixo, é um ritual que Mary e Tituba fazem, eu não entendi o proposito do ritual, mas como está cena acontece no final, o proposito seria um grande spoiler.

Estilo Lady Gaga


O episódio não superou minhas expectativas, foi tudo o que eu esperava, termino está crítica falando que continuarei a assistir Salem, e ao final da série, se eu assistir até lá, trago uma critica da primeira temporada por completo. Ou, se preferirem, posso fazer as críticas por episódio, o que acho mais viável.

Trailer:



Elenco:

Imagem tirada do site: http://www.tvrage.com/

Então, eu vou ficando por aqui, espero que tenham gostado, vou precisar de vocês para dar suas opiniões sobre minha primeira "crítica". Se quiser assistir Salem, acesse o site Mega Filmes HD, é onde eu assisto todas as minhas séries. Quem já viu o episódio, comente suas opiniões, sem dar spoiler por favor. Como essa foi minha primeira crítica de série sei que não foi muito boa, mas ao longo do tempo vou tentar melhorar. Muito obrigado pela compreensão e até mais!


Cada minuto é um real. Aceita Senhor?



Jonathan Freitas

20 comentários:

  1. Uauuuuu! Para uma primeira resenha, diria que ficou ótimo!

    Já tinha visto essa serie por ai, mas na verdade vi no máximo uma foto de merchan.
    Esses dias terminei de assistir a segunda temporada do American Horror Story: Asylum, que mostra um asilo comandado por freiras da igreja católica. É praticamente a mesma coisa que você falou, a opressão da igreja querendo moldar as vidas das pessoas de acordo com seu próprio julgamento de certo ou errado.

    Achei essa série Salem, muito interessante e um tanto assustador. Agora, depois de ler um pouco da sua opinião, com certeza vou procurar para assistir.

    Parabéns pela nova coluna e espero ver muitas outras series por aqui.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vi os posters dessa série pensei que fosse a nove temporada de AHS RSRSRSRSRS
    Mas estou muito ansioso para ver essa série, e ainda amais com essa review linda *0*
    E OLHA ESSES FIGURINOS SEM OR
    EFEITOS ESPECIAIS DE AHHARAZAR
    BOTANDO BJIN NO OMBRO PRA AHS RSRSRSRSRSRS
    Vo já direto para o mega filmes olhar
    BJUS DE LUZZZZ

    http://aindamelembrodesetembro.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  3. Hey Jonathan. Eu já estava com vontade de ver a série - mesmo estando assistindo um monte e atrasada e muitas delas - mas esse tema me atrai. É verdade que a igreja era muito intolerante em uma certa época, isso me chocou quando eu comecei a ler sobre o assunto, há algum tempo. Li um livro de romance que ilustrou bem isso, apesar do foco ser nos romances, havia muito sobre bruxaria e sobre como algumas mulheres eram apedrejadas, levadas a forca ou queimadas por um crime, a bruxaria, que muitas vezes não cometiam. Esse livro me abriu bem os olhos para o preconceito e para as loucuras da época, porque se vocÊ tinha um sinal no corpo, podia ser considerada uma bruxa, diziam que era a marca do demônio e coisas assim. E muitas outras coisas mais. Acho um tema extremamente interessante. Vou assistir também, porque quero escrever um Original sobre Bruxas e tô lendo todo tipo de livro e assistindo tudo que posso e que fale delas. E assim que vi os cartazes da série, senti vontade de assistir. Sua critica só aumentou a vontade que tenho de ver a série. Parabéns pelo começo da nova coluna e porque a critica foi muito boa.

    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ilana! Espero que goste de Salem! Que comentário maravilhoso!!!

      Excluir
  4. Eu tinha ouvido falar da série, mas ainda não tinha visto nenhuma crítica sobre ela. Amei o poster também!

    Pensar sobre isso das pessoas serem torturadas em praça pública por cometer "pecados" é uma coisa aterrorizante. À medida que eu ia lendo sua crítica e vendo as fotos ia imaginando que a série teria umas coisas assustadoras em excesso para mim, até que você realmente disse que tem algumas cenas assustadoras. Foi nesse momento que decidi não assistir... rs... Já estou vendo Witches of east end, e a segunda temporada parece que vai ser bem mais assustadora que a primeira, ou seja, minha cota de coisas assim já está mais que preenchida!! hahaha... sou uma das pessoas mais medrosas do universo... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou medroso, filme de terror? Nem a madeira! Tática que uso: assisto na parte da manhã, hahahhahahaha!

      Excluir
    2. Também faço isso!!! hahahahahahaha...

      Excluir
  5. NOOOSSSAAAAAAAAAAA, que TUDOOOOOOOOO hahahahaha, preciso assistir essa série urgentemente kkkkk, uma amiga comentou sobre o lançamento da mesma, porém eu não imaginava que seria isso tudo kkk, preciso e quero assistir em breve, adorei a postagem, é uma ótima ideia essas criticas de séries e filmes :D Parabéns pela postagem e obrigado pela dica da série ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se anime Gustavo, como eu disse, a série pode cair de produção. Vamos ver mais pela frente...

      Excluir
  6. Adoooorooooo esssas coisas de terror! (apesar de morrer de medo oi?) Fiquei suuuper curiosa com a série! Quero muito assistir! Mas ultimamente estou precisando escolher entre ver e ler, e claro que a leitura sempre vence! Mas já entrou para a listinha de séries para ver ainda esse ano! AMEI!

    Beijo
    Becca
    www.maispradizer.com

    ResponderExcluir
  7. Gesussssssssssssssss
    Adorei, sempre gostei muito da história das Bruxas de Salem.
    Vou procurar esse episodio na net e tentar ver todos.

    Amei sua resenha!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  8. uaaaa, eu vou assistí-la é pra já!
    adorei a premissa, as imagens, a história. Tudo. muito a minha cara.
    Obrigada pela dica!!!

    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  9. É bom variar um pouco as postagens e falar sobre outras coisas que gostamos né.
    Eu sinceramente adorei sua ideia, principalmente porque adoro séries, apesar de nunca conseguir mantê-las em dia.
    Nossa logo de cara já fiquei chocada com tanta repressão.
    Eu tenho muita curiosidade de saber mais sobre as bruxas de Salém mas admito que essa série vai me causar medo só pelas imagens que vi aqui rsrs....sou medrosa ao extremo rsrs.

    Beijos.
    Leituras da

    Paty

    ResponderExcluir
  10. Oie ;)
    Não vejo muito série, e confesso que não irei começar por essa, menino como é corajoso. Estou trimendo aqui de medo só de ver as imagens que selecionou.. Se assistir terei um enfarto rsrs parabéns pelo post e coragem!
    Beliscões

    ResponderExcluir
  11. Oi Jonathan, tudo bem?
    Parabéns pela nova coluna, sua resenha sobre a série ficou ótima e super completa.
    Eu gosto de histórias de bruxas, mas confesso que pelas fotos que você escolheu, eu fiquei com medo, risos.. Prefiro ficar no campo da magia, essa série está mais para o campo do terror, então, acho que não vou ver não, quero continuar dormindo a noite, risos..
    beijinhos
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. HAHA Essa série está prometendo. Eu ainda não tive tempo de assistir, mas não passa desse fim de semana. Depois de AHS Coven, que eu gostei demais, apareceu Salém eu acho a temática um pouco parecida, são bruxas afinal, mas se passam em épocas totalmente diferentes. Salém me parece ser mais aterrorizante do que AHS e olha que eu já tinha um pouco de medo.
    O melhor da crítica foram os comentários hilários em baixo das fotos.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu quero assistir mas sinto que vou me borrar de medo. Já tava pulando aqui no trailer. Preciso de alguém assistindo comigo, e tá difícil de convencer papai. hahahhaa

    ResponderExcluir
  14. Jonathan! ARRASOU aqui! Sua primeira crítica foi show! Falou e disse!
    E eu ri demais com suas legendas das fotos, estou assistindo Salen, assim como vc, não foi uma surpresa em si, mas gostei muito, o suficiente para começar a ver toda a semana! Vc não mencionou o SAPO, aquela cena do sapo foi a melhor pra mimmmmmm! ahhahahahaa
    Não fiquei com pena não!
    Também achei que a Ashley poderia ter sido melhor! E a menina ''possuída'' deu um show! Adorei os personagens principais masculinos, se fosse eles sairia correndo dessa vila!
    Feliz que Shane West voltou a atuar! Já tava com saudades!
    Ótima resenha/Critica!
    Beijos

    ResponderExcluir