sábado, 22 de março de 2014

#85 | Do Outro Lado do Muro - Marisa Rezende

Caramba! Eu não esperava que esse livro fosse "o livro"! Sinceramente, me senti muito bem lendo a novela literária  criada pela Marisa Rezende.

Sinopse:


É possível ao amor humano transcender à esfera física, tornar-se etéreo e o tempo linear? De um lado, tem-se Alyna, menina humilde tocada pela genialidade musical que cria seu universo num piano imaginário; de outro, Chris, adolescente alemão igualmente sensível, porém, de família poderosa. Vidas que se cruzam indo além do previsível e criando através da própria história de amor outra de amizade incomum entre jovens de nacionalidades distintas numa casa de veraneio à beira mar. Anos 1980 na praia de Itaúna, tempo de férias e feriados inesquecíveis: sol, surf, cumplicidade, luaus, rock, namoro, sexo e romantismo. Então, a magia que os une experimenta o caos: revelações, proibições, tragédia. Experiências espirituais – ou devaneios? O que deveria ser para sempre tem um fim, mas não termina... A enigmática Alyna refugia-se em Londres e quando retorna ao Brasil é obrigada a enfrentar o passado; e, enquanto seus mistérios são desvendados, descortinam-se outros tantos que nem supunha existir.


Resenha:



No início do livro somos apresentados à Alyna, uma garota super cativante e muito inteligente, na sua fase mais adulta ela nos mostra um pouco sobre o que aconteceu com ela durante todo esse tempo de uma forma tão doce e angelical,  que parece ser até real.

Ela nasceu no Brasil mas depois de um tempo foi morar em Londres. É uma jornalista super dedicada, e vive basicamente em prol do seu trabalho. Ama o que faz, mas pelo fato de exigir tanto de si mesma as vezes termina ficando aborrecida. E como ela sempre foi um pouco na dela ficava muito difícil dos amigos ajudarem, mas eles ainda faziam o de podiam.

Os amigos um pouco preocupados com ela decidem fazer uma viagem para o Brasil, e quando chegam descobrem que a Alyna teve uma vida um pouco diferente da que ela está vivendo nos dias de hoje. A partir daí, começamos a conhecer melhor a Alyna.

Alyna desde pequena sempre foi uma pessoa comum, com muitos sonhos como qualquer outra pessoa, mas seus sonhos nem sempre eram tão adequados a sua idade; eram sonhos grandes e realistas para uma pessoa tão pequena. Eu não achei isso um ponto negativo, pelo contrário, achei que a Marisa quis tirar aquele protótipo que a sociedade faz de uma criança ser tão inocente a ponto de ser idiota. Ela quis mostrar que ainda há pessoas que nascem inteligentes!

A Marisa também nos apresenta o Chris, um garoto muito especial para a Alyna. Eles tiveram a oportunidade de dividir momentos incríveis entre si, momentos que poucos podem aproveitar. Desde crianças eles sempre tinham uma certa afeição pelo outro até que depois de uma fase difícil para os dois eles finalmente começam a namorar sem medo do que as pessoas irão pensar/falar, a vida só fazia sentido para eles se um estivesse com o outro. Esse amor que os dois tinham era tão grande que durou muitos e muitos anos. Acontecem várias descobertas, conflitos, sentimentos verdadeiros sem medo de expressá-los... Ah! É incrível. Mas é claro que não quer dizer que eles irão ficar juntos para sempre. Se você quiser conhecer mais sobre o romance entre os dois você terá que ler o livro.


Eu pude sentir durante a leitura que a Marisa quis passar várias lições filosóficas, e achei super legal da parte dela querer investir nos sentimentos humanos, mas se nós analisarmos direitinho há vários autores que fazem isso, mas após essa leitura percebi que das leituras que fiz a Marisa foi a que mais conseguiu trabalhar os sentimentos humanos e encaixá-los corretamente na estória, fazendo o que ela quer passar ser para o personagem, mas na verdade é para nós, leitores.

Então, Do Outro Lado do Muro irá retratar a passagem da vida de uma pessoa, mostrando todas as dificuldades que passamos e que lá na frente tudo é recompensado, e que nem sempre o que achamos que é certo é o certo, porque os verdadeiros resultados nós só veremos lá na frente.

Gostei muito da Alyna, a personagem é muito cativante, na verdade quase todos são inspiradores. Quando estava lendo percebi que estava gostando muito da mãe da Alyna, o que é um pouco estranho, porque ela nem é tão falada na estória,  mas as vezes que ela é citada pela Alyna é sempre cheia de elogios e coisas positivas. Minha conclusão, é que no livro a "Mãe da Alyna" é a minha personagem favorita.

Então, eu amei a leitura. Sério mesmo, ela foi muito - surpreendente principalmente no final. Houve algumas partes que foram bem piegas - principalmente no início - mas ao todo o livro foi ótimo. Não me lembro de pontos negativos da estória e nem sobre a escrita da autora, na verdade eu só tenho elogios, mas sabe quando falta alguma coisa e você não sabe o que? Então, é isso que aconteceu comigo e o livro. Como já disse, achei o livro maravilhoso, mas faltou algo para ficar espetacular. Mesmo assim super indico a leitura!

A edição está linda. Achei a capa maravilhosa, de uma qualidade boa; têm orelhas; as folhas têm uma qualidade muito boa; o espaçamento é normal, não é muito grande, mas não é muito curto. Então, eu só posso dar parabéns a editora Giostri, porque fez um ótimo trabalho e, a Marisa que fez um trabalho melhor ainda. Criou essa maravilhosa novela literária! Estou super ansioso para ler outras obras da Marisa e da editora Giostri, já que esse foi o primeiro livro que li tanto de um quanto do outro.

Nota:

                    


Bom, espero que tenham gostado da resenha e que leiam o livro. Qualquer coisa é só falar nos comentários assim que puder responderei.


Att,

Lazaro

15 comentários:

  1. Oi Lazaro , tudo bom ?
    Então (...) Adorei sua resenha , ficou excelente !
    Gostei de conhecer mais sobre o livro :3
    Me deixou louco agora para ler o livro :)
    A capa dele é muito bonita rsrs
    '' Então, Do Outro Lado do Muro irá retratar a passagem da vida de uma pessoa, mostrando todas as dificuldades que passamos e que lá na frente tudo é recompensado, e que nem sempre o que achamos que é certo é o certo, porque os verdadeiros resultados nós só veremos lá na frente.'' Me deixou mais curioso ainda kkkk
    Parabéns pela resenha e sucesso com o blog :)
    Te espero lá : http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/2014/03/da-boca-pra-dentro-de-yohana-sanfer.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luan!
      Que bom que gostou do livro. Espero que realmente leia, garanto que não vai se arrepender. Mas fique ciente que o livro é escrito de uma forma mais adulta, é bom avisar para que talvez você não venha a se decepcionar.
      Assim que lê-lo conte-me o que achou! ;)

      Excluir
  2. Sua resenha ficou bem bacana, o livro parece ser bem fofo :)
    Abraços!

    http://umratodebiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lazaro, eu ainda não conhecia o livro e através das suas palavras foi possível entrar no mundo que a Marisa criou. Pela sua indicação e empolgação deu uma enorme vontade de ler e conhecer mais. Gostei!
    Beijinhos e bom final de semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Marli! Pode acreditar que o livro ainda é 1000x melhor!
      Assim que possível leia-o, garanto que irás gostar. ;)

      Excluir
  4. Oieee, confesso que não gostei da capa do livro, achei feia. Porém ao ler a sinopse fiquei com vontade de ler, depois que você comentou e disse que a autora gosta de misturar questões filosóficas, sentimentos e essas coisas na história fiquei ainda com mais vontade de ler. Quem sabe mais para frente eu compre e leia rsrs, parabéns pela resenha, Abraços e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, cada um tem sua opinião sobre determinadas coisas, não é, Gustavo? Como já disse acho a capa muito bonita, mas se você não acha, tudo bem. Espero que leia o livro, ele é ótimo! ;)

      Excluir
  5. Olá

    Gostei muito de sua resenha, que está ótima!
    Conhecer mais sobre esse livro me deixou com muita vontade de lê-lo principalmente porque a história de Alyna parece bem real e próxima de todos nós.

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Evelyne. Espero que leia o livro! ;)

      Excluir
  6. Olá
    A capa desse livro é muito bacana, gosto de livros com protagonistas jornalistas. Apesar de eu ter desistido dessa carreira eu ainda acho interessante e admiro esses profissionais, então sempre é legal dar uma lida em alguma história com um personagem do tipo. Esse livro parece ser interessante com todas essas abordagens de fases e aprendizado. Não é muito o que eu costumo ler, mas é bom variar as vezes!
    Ótima resenha!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Matheus espero que possa dar uma chance ao livro, garanto que irás gostar! ;)

      Excluir
  7. Olá Lazaro.
    Eu conheço o trabalho da autora já, mas fiquei desgostosa que foi publicado pela Giostri, visto que tive um grande problema com a mesma no ano passado. Acabei ficando com um pé atrás com tudo que venha da mesma.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oiee =)
    primeira resenha que leio do livro, e fiquei interessada, gosto de livros que me faça refletir, claro se estiver bem escrito, o que me parece o caso desse pela tua resenha e nota, espero vim ler um dia.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |@Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  9. Oi Larazo!
    Eu nunca tinha lido resenha nenhuma desse livro e me surpreendi com sua opinião e a premissa da obra! Essas analises que vc se referiu me chamou muita atenção, junto com o final espetacular! Espero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir