sábado, 9 de novembro de 2013

#66 | Sob a redoma - Stephen King

Hello pessoas, como estão?
Eu acabei de ler Sob a redoma – Stephen King, e precisei vim aqui fazer essa resenha, porque o livro é muito... Sério, garanto que vocês vão... a história e tudo mais que o autor nos proporciona.

Sinopse:


Em um dia como outro qualquer em Chester's Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester's Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James "Big Jim" Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade. Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas. No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.

Resenha:

Então, esse é o primeiro livro que leio do Stephen King, que é um autor MUITO famoso, porque escreve obras muito boas. Acho que dei muita sorte de ter começado a ler suas obras por Sob a redoma, porque esse livro é muito perfeito, consegue prender o leitor de uma maneira tão boa, que dá vontade de você ficar relendo esse livro todo mês. Li o livro em apenas nove dias, e acho que foi o tempo ideal para conseguir ler um livro tão rápido e direto. Como eu acabei o livro hoje – dia 09 de novembro de 2013 – , acho que até a próxima semana já começo a assistir a série, que me falaram que está muito fiel ao livro.

É dia “21 de outubro”, próximo ao halloween; e tem essa cidadezinha chamada Chester`s Mill, que fica no interior dos Estados Unidos, e de repente um campo de força cai ao redor de toda a cidade, fechando-a toda, sem deixar ninguém entrar ou sair... Todos ficam presos/enjaulados lá dentro!  

A história têm vários personagens, mas o autor foca mais em três pessoas: Big Jim Rennie e no Rennie Junior – que são basicamente os vilões da história. Big Jim Rennie, é o segundo vereador da  cidade ( a cidade não tem prefeito), e ele consegue controlar o primeiro vereador e a terceira vereadora, e tipo, é basicamente ele quem manda em toda a cidade, mas na verdade, ele quer ter todo o poder da cidade só para ele. Não se pode esquecer que o Big Jim é um GRANDE HIPÓCRITA  RELIGIOSO!

Depois que a redoma aparece quem fica responsável pelas expedições é o Joe, e ele vai descobrir como a redoma apareceu e como se livrar dela;  e tem o personagem central de todos, o Dale Barbara, ou como os amigos o chamam, Barbie, é um antigo oficial do exercito que levou um surra e estava fugindo da cidade na hora que a redoma caiu; e também tem a Julia, que é a grande jornalista da cidade, que denuncia tudo que acontece na cidade, sem dó.

O livro é basicamente isso. Como as pessoas conseguem se adaptar, como conseguem viver dentro de uma cidade presa; sem ter como poder fugir ou sair dali, o desespero das pessoas e toda fé que elas têm para sair dali, e toda fé eles depositam no Big Jim Rennie, que aos olhos delas é a melhor pessoa do mundo, quase um santo, mas elas mal sabem que ele é um cara corrupto, que nem está ligando para as pessoas que estão dentro ou fora daquela cidade. Sem  deixar de citar todas as maquinações que aquele político ridículo faz para poder continuar no poder.

Quando a redoma aparece, o governo dos Estados Unidos apostam que não foram eles que fizeram isso com Chester`s Mill, então todos ficam com aquela dúvida: “Foi um ato de terrorismo?”, que merda é essa redoma e, o quê que faz para poder sair daquele troço.

Então, depois que tudo isso aconteceu, o próprio governo dos Estados Unidos coloca no comando da cidade o Dale Barbara, que é um ex-oficial do exercito, amigo da Julia – a jornalista da cidade; coisa que o Big Jim Rennie não consegue aceitar, e ele faz de tudo para encrencar o Dale Barbara para ele poder ficar no comando da cidade, como ele sempre quis.

Com toda essa confusão acontecendo dentro de Chester`s Mill, várias pessoas são adicionadas na policia da cidade ( adolescentes, adultos, crianças...), vários amigos do Rennie Junior. Rennie Junior não sabe de inicio que tem um tumor cerebral, mas ele é totalmente psicopata ( isso já da para perceber desde a sua segunda cena no livro), no decorrer da histórria ele mata algumas meninas, e as escondem dentro de um porão.

Vou aproveitar para dizer que eu odiei o Junior desde o primeiro momento que ele aparece na história, ele é besta, ridículo, ciumento, e é muito louco, não um “LOUCO” de maneira engraçada ou espontânea, e sim, aquela pessoa louca, que imagina coisas mesmo sem ela estar acontecendo. Se vocês lerem o livro vão saber o que eu realmente quero dizer com isso.

E fica mais ou menos nisso. Depois as pessoas começam  a descobrir o “VERDADEIRO BIG JIM”, e vão tirar satisfações com ele, e a história realmente começa.

Eu achei o livro perfeito do inicio ao fim, a história é muito cativante, sem pausas... na minha opinião, é um livro para se ler de uma vez só, sem interrupções, mas o tamanho do livro  não deixa, né?!  O Stephen King fez um ótimo trabalho, na minha opinião, em momento algum o livro ficou chato. A melhor coisa é que o livro não se trata propriamente da “redoma “ em si, e sim, de como uma sociedade vive, ou melhor, como sobrevive. O final não foi um dos melhores que já li, mas eu já tinha sido avisado por amigos que Stephen King não cria finais bons, mesmo assim não é o pior final do mundo.

A edição está impecável, a capa é de ótima qualidade, têm orelhas, as páginas são amareladas e com uma ótima diagramação, tem espaçamento  duplo... enfim, o livro está perfeito!!! Meus parabéns para a editora Suma das Letras, que fez um ótimo trabalho, sem falar da capa, que ficou magnífica!

Com tudo o livro se tornou um dos meus favoritos e é claro que eu não poderia dar uma nota menor:



Autor:


Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar.


De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).



Bom, espero que tenham gostado.

Att,

Lazaro.

7 comentários:

  1. Gostei da sua resenha!
    Eu tenho Sob a Redoma mas estou me preparando pra ler porque convenhamos, é uma bíblia! rs
    Tem que estar com bastante vontade de conhecer a história, mas eu acredito que o King se encarrega dessa parte de deixar o leitor curioso, né?
    Enfim, é muito bom ler mais uma resenha positiva sobre esse livro. Me deixa mais animada pra ler! :)
    Bjs
    Blog Sem Spoiler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Luciana!
      O livro é muito grande, mas nem se preocupe com isso, porque quando você começar a leitura vai perceber que o tamanho é o de menos. Mesmo assim, tenho que concordar que é uma biblia! HaHa
      Por fim, tente pegar para lê-lo o mais rápido possivel, porque o livro é muito bom!!!!

      Beijos. *-*

      Excluir
  2. Ai Lázaro, já estava morrendo de vontade de ler esse livro e depois dessa resenha fiquei com mais vontade ainda!!! Acabei de comprar 4 livros e o com certeza Sob a Redoma estará na minha próxima compra!

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, eu vi os livros qur você comprou e eu estou com bastante vontade de ler alguns deles. Depois que ler faça resenhas!
      Bom, o livro é muito caro mas vai valer a pena, sério, a história é muito boa, garanto que você irá curtir. Obrigado por ter gostado da resenha! ;)

      Excluir
  3. Seguindo e Curtindo! Retribui?
    http://overdoselite.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de
    um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de
    todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas
    usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais
    mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite
    reverso...a capa do livro é linda, ela traz o universo de fundo.

    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir