terça-feira, 8 de outubro de 2013

#60 | O Despertar - L. J. Smith.

Olá meus queridos leitores e blogueiros, como estão?
Como vocês já puderam conferir hoje eu vim trazer minha crítica a respeito do 1° volume da série Diários de um Vampiro – O Despertar. Foi uma leitura facílima, que me deixou... Enfim, confiram a resenha e saberão o que eu acho a respeito desse livro, ou melhor, dessa saga.

Sinopse:

Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com 400 anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico europeu escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta-se a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.




Resenha:

O Despertar é o primeiro livro da série Diários de um Vampiro, escrito pela L. J. Smith e, foi o livro que deu origem à série de Tv “The Vampire Diaries”, que eu particularmente não gosto muito, mas tenho que assumir que faz muito sucesso entre os jovens do mundo todo, ou pelo menos os do Brasil.

O livro gira em torno da vida da Elena Gilbert, que vive em uma cidade bem pequenininha, e após a morte de seus pais acaba entrando em um novo mundo, um mundo sobrenatural!

Elena é uma garota MUITO popular na escola e faz com que praticamente todos os garotos a desejem, até a chegada de um novo aluno na escola, um garoto – que podemos considerá-lo com: muito misterioso. Elena se revolta porque o novo garoto não dá bola para ela, e intrigada Elena resolve pesquisar mais sobre sua vida. No meio de vários detalhes, Elena descobre que ele não dá muita bola para ela por ela lembrar uma garota que ele já tinha conhecido, - traduzindo: Stefan ( o garoto misterioso) se muda para Fell’s Church e lá ele conhece Elena, uma humana idêntica a uma pessoa que ele conheceu no passado.

A autora enrola muito nesse primeiro volume, faz com que os personagens sejam bipolares, ou coisa pior. O livro é cheio de MiMiMi, com frescurinhas e coisas do tipo.

[Um quase SPOILER!]
É quase no final do primeiro volume que a – ridícula da – Elena descobre a coisa mais óbvia da história: Stefan é um vampiro! Oh, meu deus!!! O nome da série é “Diários de um Vampiro” e não teria vampiros?!?! Me poupe, viu!



Achei os personagens muito mal escritos, sem nenhuma personalidade; para falar a verdade, achei que só mudaram os nomes porque o resto é a mesma coisa. Elena é uma personagem muito ridícula, besta, e não achei ela sedutora, em nenhum momento durante a leitura percebi isso. Percebia uma garota tapada que parecia querer dar o “precioso” para o primeiro garoto que não demonstrou ficar perdidamente apaixonado por ela.

Achei a edição muito ruim – até porquê minha edição é econômica –, e vou falar uma coisa: AS EDIÇÕES ECONÔMICAS DA EDITORA GALERA REDORD SÃO UM LIXO ( #revelay)! A capa é super mole – tão mole que pode enrolar o livro –, sem orelhas, papel muito fino – quase transparente – , diagramação horrível, e com vários erros ortográficos. O livro é composto por páginas do diário da Elena, que são super bobões. No inicio de cada capítulo há um número referente a ordem dele ( ex: capítulo 1, 2, 3...), sempre que há cartas que a Elena escreve a letra muda, e no inicio de cada página tem o nome da autora ou do livro juntamente com a numeração dela.

Essa coisa que se chama de livro acabou de ganhar o concurso de um dos piores livros do ano! Li este livro em menos de duas horas e afirmo que ele não foi bem escrito, sem muitos detalhes, sem características... A Elena é a personagem mais tapada que já vi em toda minha vida! Com certeza eu continuarei a série, pelo menos até o 4° livro, mas não espero mas nada dos próximos volumes. Apesar de tudo, acho que a série ainda pode ficar um pouco mais interessante, já que o primeiro livro foi mais um livro de apresentações. (Minha opinião!)

O livro não me encantou nenhum pouco, por tanto a nota não poderia ser maior que:


Autora:

Lisa Jane Smith, mais conhecida pela abreviação L. J. Smith, é uma escritora americana que vive na Califórnia. Seus livros de literatura jovem/adulta e combinam uma infinidade de gêneros, incluindo o horror, ficção científica, fantasia e romance. Sua série de livros mais famosa é The Vampire Diaries, que foi recentemente transformada em uma série televisiva pela The CW Television Network.






Bom, espero que tenham gostado da resenha, me desculpem pelo desabafo mas eu não poderia escrever sobre algo que eu não achava que seria a mais pura verdade na minha opinião. Deixe suas dúvidas nos comentários, assim que eu tiver tempo venho aqui e respondo.

Att,
Lazaro.

4 comentários:

  1. Lazaro, não sou fã de histórias de vampiro e saber que os personagens não foram bem caracterizados me deixou ainda mais desanimada. Gostei muito da sua sinceridade com a resenha.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, tudo bom?
      Também não gosto muito de história sobre vampiros, acho que são criaturas sobreaturaus nais sem graça, são super chatos, entende? Nesse os vampiros foram tão chatos, mas tão chatos que fiquei chocado com a capacidade de uma pessoa escrever uma porcaria dessas, mas relevo. "N.U.N.C.A. perda seu tempo lendo essa coisa que chamam de livros!".

      Excluir
  2. Lazaro, não suporto histórias de vampiro, acho que os personagens são sempre falsos demais, não sei, gosto não se discute, né?!
    Mas voce esta mais que certo em expressar seu desgosto, afinal não é só porque temos um blog literário que temos que dizer que tudo são flores.
    Adorei sua opinião, e estamos juntos nessa
    Beijão
    Gio - clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gio, tenho que falar uma coisa para você: vampiros são muito bestas! Como é que existe fãs dessa coisa?!? Sério, isso é muito R.U.I.M.!!!
      Concordo, acho que é sempre bom avisar para as pessoas que existem livros ruins, como: O Despertar.

      Beijos! *-*

      Excluir