domingo, 11 de agosto de 2013

#52 | Herdeiro dos Sonhos - Matheus Borges Teixeira




Número de páginas: 366 | Autor: Matheus Borges Teixeira
Editora: Novo Século | Ano: 2012 | Gênero: Fantasia Urbana, Magia, Mistério, Suspense Policial, Robótica e Computação, Artefatos, Romance e Literatura Nacional. | 1ª Edição.


Sinopse:

Após uma tempestade, um rapaz acorda na praia completamente sem memórias. Enquanto tenta descobrir quem é e o que ele tem que fazer, suas ações irão revelar segredos escondidos por milhares de anos. Por conta de uma sequência de acontecimentos misteriosos e sombrios, a vida de várias pessoas mudará para sempre quando se envolverem no despertar do mais sombrio e profundo segredo da cidade.
Herdeiro dos Sonhos é uma narrativa fantástica que leva o leitor a ponderar sobre a dificuldade de encontrar seu lugar no mundo. Não importa o que você seja, mas sim o que é capaz de fazer. Aos poucos o autor mostra como a vida de diversas pessoas pode mudar completamente ao serem envolvidas e como as elas podem se complementar. Não há necessariamente um propósito nas dificuldades que acontecem, mas a verdadeira força e capacidade de fazer a diferença está no modo de enfrentá-las.

Resenha.

Aquela era uma cidade muito estranha, as pessoas adentravam-na e esqueciam de sua vida fora dela. Os familiares não sabiam dizer onde a pessoa estava ou qual era o endereço da cidade. Uma cidade estranha.

Em uma noite chuvosa a cidade sofre um horrível blecaute, o qual deixa centenas de casas sem luz e departamentos como Universidades com aparelhos queimados. Na manhã seguinte, dois corpos são achados em uma praia: uma mulher com um longo vestido branco, e um homem, ambos sem identificação. A população se surpreende ao descobrir que longe da praia, quase no fim do horizonte, surgiu uma estranha ilha formada por diversas runas antigas e rochas desvirtuosas. 

Ricardo, o inspetor, é chamado para recolher os corpos e abrir um inquérito para apurar os fatos. Quem é o casal? Enquanto ele discute com os policiais sobre a falta de um legista, Sandra uma formada doutora que misteriosamente adentrou a cidade oferece-se para ajudar o inspetor no caso, já que ela estava presa na cidade, o seu carro havia quebrara. Neste momento um outro policial chega e avisa que há um homem despido, jogado perto da praia com sangue no corpo. 

O homem não sabe seu nome, nem se lembra de seu passado e não reconhece o sangue que está em seu corpo. Ricardo estranha o fato e o encaminha para a delegacia, afim de fazer exames para responder uma de suas dúvidas: o sangue é dele?

O blecaute causa um tremendo dano à Universidade, computadores queimaram e o reitor está "p" da vida. Porém, Anderson preocupa-se com outra coisa: Clara, seu mega computador capaz de fazer variadas coisas, um dos maiores experimentos já feitos. Mas isso não pode vazar, Clara é um segredo que precisa estar bem guardado, juntamente com Lucas (o aluno mais inteligente da escola dirigida pela Universidade) eles testam algariarmos e cálculos afim de entender melhor o computador.

Aline sempre foi taxada de: sapatona, bruxa, feiosa e outros apelidos que caracterizam o bullying. Ela é uma menina solitária que prefere ficar longe de biscates, usa maquiagem forte e sempre anda com um caderno cheio de espinhos, o qual só ela sabe abrir sem se ferir. Aline é uma garota estranha, que guarda grandes surpresas.



Bem, eu poderia ficar horas falando sobre os personagens do livro, mas ficaria uma resenha muito chula. Herdeiro dos Sonhos é um livro um tanto curioso. Quando ele chegou aqui em casa logo tive grandes expectativas. A capa me interessou muito juntamente com a sinopse.

A narrativa de Matheus é diferente da qual estou habituado, ele usa o estilo discurso indireto livre, que segundo o Wikipédia: o narrador pode, não apenas reproduzir indiretamente falas dos personagens, mas também o que eles não falam, mas pensam, sonham, desejam etc. Neste caso, o discurso indireto livre corresponde ao monólogo interior das personagens, mas expresso pelo narrador. Logo, foi um desafio, passei vários dias lendo páginas em páginas tentando entender tudo. No início foi difícil  algumas coisas são confusas e você fica perdidinho. Ele também alterna a história com cenas passadas e presentes. Um nó no cérebro. Contudo, com o passas das páginas você pega o jeito e começa a entender a narrativa deixando aquela dificuldade do início para trás. 

Até agora estou me perguntando: DE ONDE ELE TIROU ESSA HISTÓRIA? É algo TOTALMENTE diferente do que eu já li, é um livro que temos de tudo: investigação criminal, assassinatos, sobrenatural, fantasia, simbolismos e muito mistério ao redor dos personagens. São nomes ligados a nomes, pessoas ligadas a seres e interesses políticos. Herdeiros dos Sonhos é um misto de diversos gêneros e formas. É um livro cheio de coisas sem sentido que acabam fazendo todo o sentido no capítulo seguinte ou no capítulo 15. É uma narrativa confusa em partes e cheia de quebra-cabeças. Matheus não poupa esforços quando o assunto é: matar personagens. O sangue, a carne, a brutalidade com que os crimes são descritos são de deixar qualquer um com estômago revirando. O livro também fala de um tema muito comum na literatura atual: anjos. 

Obs.: Preste bastante atenção em todos os personagens, até o gari que varre a rua pode ser um fdp. 

Falando em morte, ainda estou em depressão pela morte dos meus personagens favoritos. Matheus é um "monstro" quando o assunto é matar personagens. Ele tira a vida deles sem dó nem piedade, a descrição das mortes são secas e sem sentimentos. Simplesmente, morreu.

Algumas coisas ficam meio vagas, como o assunto dos Segredos, um glossário no fim do livro explicando a função de cada segredo e o representante dele poderia deixar a leitura mais rápida. A linguagem como eu falei foi o maior desafio, porém você supera. A originalidade é predominante e o simbolismo interessante; o sangue, a morte, os problemas... tudo bem colocado juntamente com o desenvolvimento dos personagens. Diagramação e miolo ficaram excelentes, folhas brancas e cheirosas juntamente com letras bem vivas e espaçosas. O material do livro é bem resistente. 



Herdeiros dos Sonhos foi um desafio, um desafio que tive o prazer de vencer. A caminhada foi longa, passei semanas degustando e finalmente terminei. E digo: quero o livro dois NOW.

Quatro estrelinhas e uma dor no peito pela morte de alguns personagens :(

"As pessoas tendem a fazer besteiras quando estão confusas... ou sofrendo..."
— Página 360 —



O autor

Foto -Matheus Borges Teixeira

Matheus escreve desde os dez anos de idade. É natural de Ribeirão Preto mas já morou em diversas cidades no estado de São Paulo, pois há uma maldição que impede o de morar mais que cinco anos em uma cidade só. Apesar de em 2004 ter ingressado no curso de Engenharia de Computação, sua paixão pelo fantástico e literatura não foi abandonada. Na verdade, "Herdeiro dos Sonhos" foi escrito durante seu curso na universidade. Além de engenheiro e escritor, o autor é também é apaixonado por culinária e atualmente reside na Europa com sua cachorra, uma vira-lata adotada das ruas de São Carlos, a quem deu o nome de Tara. Matheus acredita que a vida é uma constante mudança e espera ansioso que novas oportunidades lhe virão.

LINKS EXTERNOS

Abraços e até a próxima.
Vinicius Teixeira.

7 comentários:

  1. Hey,
    Não conhecia o livro nem o autor, mas confesso que sua resenha me fez querer muito ler. Gosto de coisas sobrenaturais, fantasia com a temática (em parte, pelo que pude notar) anjos. Sua resenha ficou ótima. Eu adorei o mini quote que você colocou. Vou ler assim que possível.
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A angeologia fica mais para o final, mas quando ela aparece... aparece de modo bem explosivo.
      Obrigado Cindy, visito sim :3
      Abraços e beijos :D

      Excluir
  2. Nossinha da Cumpadi Cissa ao quadrado O.o Este livro parece ser fantástico, sua resenha me fisgou e me deu uma puta vontade de lê-lo \o\|o|/o/ Adorei!!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSINHA DE CUMPADI CISSA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, morto. Leia! Espero que goste :)
      Abraços e obrigado pelo elogio, õ/

      Excluir
  3. Oi, temos uma tag pra vocês no nosso blog

    http://www.clubedas6.com.br/2013/08/tag-nacional.html

    Beijos
    Clube das 6

    ResponderExcluir
  4. Cara me interresei bastante , por esse livro , fiquei muito curioso em relaçao a historia pretendo adiquiri-lo em breve :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/
      Ops me esqueci

      Excluir