sexta-feira, 19 de julho de 2013

#41 | Contos de Meigan - Roberta Spindler e Oriana Comesanha.


Número de páginas: 617 | Autor: Roberta Spindler e Oriana Comesanha.
Editora: Dracaena | Ano: 2011 | Gênero: Romance, Aventura, Literatura Nacional, Literatura Fantástica, Fantasia Medieval, Magia | 1ª Edição.


SINOPSE


Meigan é um mundo diferente do nosso, morada de seres especiais e poderosos que se denominam magis. Na aparência são exatamente como nós, mas as diferenças não podem ser ignoradas por muito tempo. Os magis tem uma relação especial com a natureza e seus elementos, moldando-os a sua vontade e apoderando-se de sua força. Esses elementos, chamados mantares, não se limitam apenas aos conhecidos fogo, terra, ar e água. Existem muitos outros, como as sombras, o tempo e até mesmo o controle sobre o próprio corpo. Ter a capacidade de decifrar, entender e interagir com a natureza é um dos principais requisitos para a evolução de um magi. Para tanto, deve-se, primeiramente, entender que tudo faz parte da mesma manifestação natural e que toda matéria e energia estão inseridas em um processo dinâmico e universal. Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos começa com Maya Muskaf preparando-se para voltar para casa. Depois de três anos vivendo na Terra, o momento de retornar a Meigan finalmente havia chegado. Estava preocupada, pois algo afetava seu controle sobre os mantares, talvez algum resquício da misteriosa doença que a debilitou durante a infância. Com medo de estar novamente doente e para conseguir respostas, decidiu deixar de lado as diferenças com sua mãe, a principal governante do mundo magi. Voltaria a Katur, capital de Meigan, e pediria perdão por todas as brigas passadas. Assim, abandonou sua vida terrena e entrou na primeira caravana que encontrou. Entretanto, seus planos acabaram tomando um rumo muito diferente daquele que imaginara. No caminho de volta, os soldados que a escoltavam acabaram encontrando destroços e um corpo no chão. Logo que avistou o homem morto, com os cabelos tão brancos quanto sua pele e os olhos inteiramente negros, Maya soube que se tratava de um dos cártagos – antigos magis que traíram seu povo e por isso foram banidos para uma dimensão paralela. As implicações para tal presença em território magi eram gravíssimas e não demorou muito para que a garota e seus companheiros descobrissem que os magis traidores estavam tomando o Solo Sagrado e derrubado seus portões de defesa. Agora, em meio ao caos de uma violenta batalha, Maya vai precisar lutar para sobreviver e conseguir responder as perguntas que tanto lhe afligem. Como os cártagos conseguiram acesso ao Solo Sagrado? Onde estavam os guardiões dos portões, os mais poderosos guerreiros de Meigan? E, a mais importante de todas, conseguiria chegar a Katur a tempo de encontrar sua mãe?

RESENHA


Quando o livro chegou aqui em casa eu já estava esperando demais dele. Não só a capa como a sinopse e algumas resenhas pela rede me encantaram e deixaram super curioso. Posso dizer que não me decepcionei em nenhum momento, e que a capa, sinopse e todo o mistério ao redor do livro fizeram jus ao trabalho que Oriana e Roberta tiveram em criar esse mundo novo. Venha embarcar nessa viagem a Meigan e suas tikz.



O livro começa com um prólogo bem explicativo em primeira pessoa. Contado por um Sábido. Nele somos apresentados a um novo vocabulário, típico de toda fantasia que usa novos termos para explicar sua história. Descobrimos nessas páginas que Meigan a muitos anos atrás teve uma guerra contra os humanos, os mesmos descobriram um método de entrar nas fronteiras do mundo mágico. Como os seres humanos tem esse espírito de dominador e de "eu quero tudo o que é seu" eles ancivão por dominar toda Meigan

"Eu tinha doze anos quando os vi pela primeira vez. Fiquei apavorado, mas, ao mesmo tempo, havia algo de fascinante naquele povo novo. Eram exatamente como nós, todavia, de alguma forma, pareciam ter perdido uma parte importante de seu espírito. Orgulhosos e vaidosos, eram inteligentes e excelentes construtores; mais tarde, também descobrimos o quando podiam ser perigosos." (Página 12)

Nesse prólogo são revelados dois termos essenciais para o entendimento da história. São eles: magis e mantares. Os magis são seres exatamente como nós, mas eles tem uma afinidade com os mantares. Os mantares são elementos da natureza, não só o ar, água, fogo e terra, mas existem muitos outros, como as sombras, o tempo e até mesmo o controle sobre o próprio corpo. O que achei super interessante a forma como os magis são, seus costumes e o modo como controlam os seus manteres... percebi também que de primeira, em suas lutas, eles não usam os manteres e sim suas técnicas de luta corporal. Ao longo da luta é que eles usam os elementos.
O prólogo te deixa bem apar da situação, e ao mesmo tempo te revela quem são os cártagos. Os magis traidores de seu povo foram banidos para os três Infernos: O Inferno de Pedra (Ethaduhni), o Inferno de Gelo (Pyatermai), e o Inferno de Água (Mafaj).  

A história inicia-se com o retorno de Maya Muskaf da Terra. Maya passou um tempo no mundo humano para curar uma doença que a assolava quando criança. Agora ela pretende voltar para Meigan, afim de rever sua mãe, a Shyrat Liza Musfak. Shyrat é o maior cargo político de Meigan, se assemelha a um Presidente. 

Maya pega uma caravana com outros magis e, é teletransportada para Meigan por um dos diversos portais existentes no mundo humano. Lá ela encontra seus amigos soldados, os quais a escoltam até Katur, capital de Meigan onde ela poderá encontrar sua mãe. Aqui as autoras são bem explicativas e chegam até mesmo a ser engraçadas - o que elas são ao longo do livro todo! -, mas... nem tudo são rosas. 


A garota Muskaf acompanha a caravana que segue até Katur, mas ao chegarem no portão - são sete portões de proteção para chegar até cidade -, não encontram o guardião - o guardião é um ser que guarda os portões, cada portão tem o seu guardião, o mesmo usa uma mascara onde somente os olhos podem ser vistos, assim escondendo sua identidade - e sim um cártago morto ao lado do portão destruído. Espantados, eles retornam fazendo um pequeno acampamento a fim de discutirem o que devem fazer. 
Os guerreiros decidem seguir em frente e lutar contra o que esta por vir. Maya se oferece de prontidão para lutar ao lado deles, mas alguns acham errado, a missão deles era levar ela em segurança. Mas fica claro que a vontade dela deve ser seguida. Maya então acompanha os guerreiros em sua busca.

Ao chegarem aos demais portões eles encontram caos e destruição, muitos deles ficam surpreendidos com aquilo. Parece que a paz acabou em Meigan. Até que são surpreendidos por cártagos e um banho de sangue se inicia. Neste ponto a descrição é o ponto forte. As autoras conseguiram descrever a luta sem serem detalhistas demais, o que é bom! Não é chato quando você esta lendo e tudo já esta "mastigado"? O leitor deve imaginar a cena da sua maneira, o autor só precisa dar a base para tal. 

Maya luta bravamente com sua agada (essa adaga dá muito o que falar lá pro meio-fim do livro), mas ao matar um cártago é atingida por uma dor súbita e cai em batalha. Ela espera pelo morte, mas então vê um apoc -  corpulenta criatura alada com mais de dois metros de altura que acompanha os guardiões - e nele montado um guardião (do sétimo portão, já que eles estão lutando para proteger o último portão remanescente) que desce de seu apoc para lutar contra os cártagos e auxiliar a garota, e ir com ela até Katur para checar se a Shyrat esta em segurança.


Acompanhada pelo guardião, Maya se surpreende com o que vê. Katur está completamente destruída, os cártagos lutam contra o exercito e ao mesmo tempo saqueiam casas e matam famílias. Maya corre até o prédio do Conselho a fim de encontrar sua mãe... mas descobre que era tarde demais.


Posso até contar o que aconteceu, nem é um grande spoiler, mas se preferir pode pular esta parte e ir para o texto que não está em vermelho. [SPOILER] Maya encontra três cártagos especiais - estes tem uma estrela em suas cabeças -, eles estava abusando da mãe dela antes da garota chegar. Ela encontra Liza sangrando e pedindo ajuda. Então uma ira toma conta dela e, o mantar que ela possui é libertado. O guardião luta contra o outro cártago vermelho e fica impressionado com o que vê. Como Maya pode ter tanto poder assim? Ela irada mata sem dó nem piedade um cártago vermelho (esta cena é a minha preferida, as descrições são ótimas e bem convincentes), com medo os outros cártagos fogem e deixam a garota a sos com a mãe. Maya não consegue salvar Liza que acaba falecedo em seus braços... agora ela tem uma nova prioridade que vai decidir o futuro de Meigan, quando uma Shyrat morre, o seu sucessor deve assumir a cadeira. E Maya é a sucessora. [SPOILER END]

Novamente o narrador consegue descrever o sofrimento de Maya e o peso de sua decisão. É incrível como os sentimentos da personagem são bem descritos, você toma as dores de Maya. 

Esse começo é só a ponta do iceberg, enquanto você vai lendo, segredos são revelados e novas dúvidas surgem. Me lembro de ficar com ódio profundo de certos personagens e a ponto de me revirar de raiva durante a leitura. Lembro também de chegar ao ponto de quase chorar pelo sofrimento de uns, e adorar as aventuras vividas por todos. As 617 páginas vão passando quase rapidamente, dando lugar a aventuras inimagináveis. Fugas, intrigas politicas, tribos, uma busca por um artefato, a guerra, os cártagos e um traidor responsável pelo caos... Tudo isso em um só livro, o qual é o primeiro de uma trilogia

Meigan me encantou, me rir - tem um personagem em especial, o Sábio Keyth que aparece logo nos primeiros capítulos, que é UMA FIGURA! Vocês vão morrer de rir com ele - ter raiva, tristeza e esperança. O final me fez arrancar os cabelos e ir gritar com a autora via chat - com direito a caps lock e tudo. Contos de Meigan vale toda a sua atenção. E é com glória que dou 5 ESTRELAS :)


''Uma mentira que dura muito tempo acaba se tornando uma verdade" (Página 474)


                               


LINKS




Você pode comprar o livro com autora Roberta Spindler, quem sabe não rola um descontinho ;)
Até a próxima :)
Vinicius Teixeira.

Um comentário:

  1. UAU Parece ser uma Histórias bastante interessante mesmo. Até me deu vontade de ler !

    Beijos Joyce Silva - My Life Outside Of Series
    Blog: http://mylifeoutsideofseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir