sexta-feira, 29 de março de 2013

#09 | A Arma Escarlate - Renata Ventura



Resenha #09 A Arma Escarlate -  Renata Ventura

             Antes de tudo eu aviso: NÃO É IGUAL AO HARRY POTTER!
             Algumas pessoas não querem ler o livro por acharem que ele só é mais uma fanfic que virou livro ou por achar que é uma cópia barata de um mundo já criado. Renata Ventura em seu livro consegue criar uma coisa totalmente diferente do romance de Rowling, inclusive o personagem principal do livro é TOTALMENTE, EXCLUSIVAMENTE, ABSOLUTAMENTE diferente do Sr. Potter, órfão e famoso.


O livro conta a história de Idá Aláàfin Abiodun (sim, esse é o nome dele) que descobre ser bruxo durante um tiroteio no morro da Dona Marta em 1997. Idá estava fugindo de uma invasão da policia na favela quando recebeu uma carta VIA POMBO, da Escola Nossa Senhora do Korkovado.

Primeiramente ele não acreditou, achou que fosse uma piada barata de seu amigo, mas ele não tinha escolha se não acreditar, Idá estava fugindo de Caiçara, um chefe do tráfico e para não ser morto precisava fugir do morro.

 Chegando na escola ela descobre que ela fica dentro do Cristo Redentor,mas a escola não é lá essas maravilhas, acontecem desvios de verba, professores faltam e um terrível conselho comanda a escola com imposições aos alunos. No meio disso tudo ele descobre que existe um grupo chamado Pixies, que tenta de diversas maneiras derrubar esse conselho injusto.

Esqueci de mencionar que o Idá muda o seu nome para Hugo Escarlate por achar o nome verdadeiro muito estranho e esquisito e para fugir do Caiçara. Na escola Hugo consegue fazer grandes amizades, mas ele consegue estragá-las. Hugo tem uma personalidade muito... Acanhada, ele é bem desconfiado das coisas. 

O livro é dividido em duas partes: Na primeira o foco principal e o Hugo e  a Escola e na segunda (na minha opinião a mais forte do livro) o foco é um tema bem polêmico que ainda remete aos dias atuais e o Caiçara.

            Deu pra notar como as coisas são diferentes de Harry Potter? Hugo não é famoso e nem órfão. Acho que a única coisa igual no caso de Harry e Idá é que são bruxos, só.

            A escritora Renata Ventura se BASEOU em uma entrevista que a J.K deu onde um fã perguntou se ela estaria interessada em escrever sobre uma escola de magia nos Estados Unidos, ela disse que não, mas se ele quisesse escrever, poderia. A partir disso Ventura começou a escrever este grande e ótimo livro.

             Vamos às analises.
      Narrativa: A narrativa de Renata consegue ser bem gostosa como a de Rowling, você lê varias páginas e nem percebe, o que eu achei fantástico são as falas dos personagens de outros locais do Brasil, como o Eimi que fala totalmente mineirinho, Renata consegue transcrever isso para as palavras. Achei fantástico. Narrativa 10!

      Assuntos abordados: Ela conseguiu pegar assuntos bem polêmicos, como educação, drogas e até mesmo influencia dos estrangeiros na nossa cultura (leia que você entenderá. O modo como ela abordou esses assuntos te faz refletir e muito.

      Diagramação, arte da capa e erros: A diagramação está perfeita, belo espaçamento e as letras estão na fonte certa. A capa que eu tenho e da segunda edição que é belíssima tem alto relevo e tudo com a varinha do Hugo na frente. Erros ortográficos quase nada.

Enfim, A Arma Escarlate é um livro excelente, além de retornar novamente ao “ambiente mágico de Potter” ele também mostra que é possível gostar das coisas brasileiras, também mostra os problemas que enfrentamos no dia a dia. O livro em breve terá uma continuação e vai ser uma série de prováveis 6 livros. O próximo livro tem o nome de A Comissão Chapeleira e deve sair ainda esse ano e talvez nos próximos meses, então garanta logo o seu exemplar de A Arma Escarlate. Não tenho mais o que falar,  o livro é lindo, bem escrito e um excelente passa tempo.

                         


Apêndice.

Página do Livro no Facebook.A Arma Escarlate

Clube de A Arma Escarlate no Facebook

 Vídeo da Autora Explicando mais.
Vídeo da Autora.

Por: Vinicius Teixeira.

Um comentário:

  1. Eu demorei muito para ler A arma escarlate, confesso que me surpreendi com a escrita da autora, o livro é recheado da cultura brasileira, mas não me ganhou, não gosto de autores que embarcam em sucessos já existentes.

    Relíquias
    http://www.facebook.com/reliquiasaline

    ResponderExcluir